terça-feira, 1 de março de 2016

SISTEMA DIGESTÓRIO - INTESTINO


       O Intestino dos animais é um órgão tubular muscular responsável pela digestão, absorção e defecação. Se inicia na Região Pilórica do estômago e se estende até o Ânus. Sua principal função é fazer a digestão e a absorção dos alimentos e de água. Se divide em intestino delgado e intestino grosso. Intestino delgado, se divide em duodeno, jejuno e íleo. Se inicia na região pilórica e termina na Junção com o ceco.Intestino grosso se divide em ceco, cólon e reto. Se inicia no ceco e termina no ânus.
O comprimento do intestino varia com o hábito alimentar dos animais.

Figura 1: Sistema Digestório do Equino. 

Intestino Delgado


O intestino delgado é a parte do tubo digestivo que liga o estômago ao intestino grosso. Se Inicia  no Piloro e termina no Ceco. Apresenta diâmetro menor que o intestino Grosso, com cerca de 2,5 a 10 cm, com o comprimento de 12 a 22 metros, tem capacidade de armazenagem de 20 a 50 litros. Sendo indispensável na digestão de alimento e absorção de nutrientes e águas.

Digestão Química
Tem como objetivo reduzir de forma enzimática os alimentos até que se torne produtos absorvíveis.
As principais enzimas que atuam nesse processo são produzidas no Pâncreas, na Bile e no Suco Entérico.

Absorção Nutrientes
Absorção de nutrientes se dá de forma direta de Monossacarídeos, Aminoácidos, Lipídeos, Vitaminas, Minerais e Água.

Localização:
Maior Parte do intestino delgado se localiza à direita da cavidade abdominal nos ruminantse e na maioria dos outros animais ficando mais medial.

Parede:
O Intestino delgado é revestido por quatro camadas; Uma camada serosa, mais externamente, uma muscular, uma submucosa e uma mucosa mais interna.

a-    Parede Muscular
Responsável pelos movimentos peristálticos, formandos contrações coordenadas, que resultarão na mistura do conteúdo e das enzimas digestivas intestinais. Se divide em duas camadas; uma circular, mais espessa e Interna e uma Longitudinal, mais fina  e mais externa.

b-   Parede Mucosa
A mucosa do intestino delgado apresenta vilosidades as quais tem função de absorção. Apresentam também Glândulasresponsável pela produção de suco entérico e produção de muco e tecido linfoide cuja funçao é proteção.
Divisão:  
Se divide em três partes; Duodeno, Jejuno e Íleo

a-    Duodeno
Primeira parte do intestino delgado, e liga o estomago ao jejuno. Bem curto nos equino, nos ruminantes e nos suínos. Nos carnívoros apresentam-se mais longos.

b-   Jejuno e Íleo
Essas duas partes do intestino delgado formam as alças espirais, que são altamente móveis. Estão situados na metade direita do abdome e estende-se do estômago até Pelve.
Jejuno
Maior seguimento do intestino delgado, vai do Duodeno até Íleo, formandos numerosas alças. Se localiza dorsalmente ao Cólon.
Íleo
Seguimento mais curto do intestino delgado, apresenta parede muscular bem desenvolvida e lúmen mais estreito. Liga o jejuno ao ceco.



Intestino grosso


Constituição
O Intestino grosso se estende do Íleo até o ânus. Se divide em ceco, cólon e reto. O tamanho varia entre espécies e hábitos alimentares.A função gira em torno da absorção de água. Em alguns animais, como nos equinos,  o intestino grosso tem função digestiva.   
A parede do intestino se divide em; mucosa, submucosa, muscular e serosa. Parede mucosa não apresenta vilosidades, apresenta criptas intestinais e um grande numero de células caliciformes produtoras de muco. A parede submucosa é formada de tecido conjuntivo, vasos, nervos e linfonodos. A parede muscular se divide em quatro camadas e são responsáveis pelos movimentos peristálticos. Uma camada longitudinal fina externa, uma camada circular espessa Interna, uma camada longitudinal fina externa e uma camada circular espessa interna que forma a musculatura do esfincter anal externo. A camada serosa é a continuação do peritônio.
a) Ceco
            Nos equinos, apresenta formato de vírgula, chegando a medir cerca de 1,5 metros,  tornando-se bem mais desenvolvido quando comparado com os cecos do bovinos. Nos bovinos seu formato é arredondado.
            Nos equinos, se localiza a direita no plano mediano, indo da região Ilíaca até assoalho do abdome.
Apresenta duas valvas: a valva íleo-cecal  que liga o íleo ao ceco e valva ceco-cólica, que liga o ceco ao cólon maior.
Se divide em base, caudal e dorsal, em corpo, caudal e ventral e ápice, que fica livre.
Constituição: 4 tênias longitudinais
Na face direita do ceco tem-se a parede abdominal direita, o diafragma e o fígado.
Na face esquerda, tem-se o cólon esquerdo e o terminal e o intestino delgado.

b) Cólon
o cólon do intestino grosso se inicia no orifício ceco-cólico e se estende até reto. Se divide em cólon maior ou ascendente, cólon menor ou descendente e cólon transverso.
O formato e o arranjo do cólon são diferente entre as espécies
Os carnívoros apresentam os cólons,  ascendente, transverso e descendente, mais curtos.
Os ruminantes e suínos, apresentam esses cólons de forma espiralados.
Cólon maior Se estende do orifício ceco-cólico ao cólon transverso, se divide em 4  partes  distintas: O cólon ventral direito, o cólon ventral esquerdo, o cólon dorsal esquerdo e o cólon dorsal direito. 
Cólon transverso é a continuação do cólon Maior. É estreito e curto e estende-se dorsalmente para a esquerda.
Cólon menor Porção do intestino grosso que liga o cólon transverso ao reto. É mais longo que o cólon transverso.

c)  Reto
            É a porção final do intestino grossos, se estende da entrada da pelve até o ânus. Localiza-se dorsolateralmente à parede pélvica, ventralmente diferem entre os sexos. Nos machos ficam a bexiga, os eferentes, as glândulas anexas e a uretra. Nas fêmeas o útero, a vagina e a vulva.
            Pode distender mais que os cólons, formando reservatório de produtos que irão ser excretado. Apresentam glândulas secretoras de muco usado para lubrificar o bolo fecal e o ânus na hora da defecação.

d) Ânus:



Se localiza abaixo da incersão da cauda. É caracterizado por esfíncteres musculares externo e interno.
Displaying intestino_equino (1)b.jpg

Displaying intestino_cao (7)b.jpg


Displaying intestino_ruminante (2)b.jpg


REFERÊNCIAS 


Google imagens. Disponível em <https://www.googleimagem.com>. Acessado em 29 de fevereiro de 2016.

Banco de imagens . Disponível em <https://bloganatomiaveterinaria.wordpress.com/2014/09/10/banco-de-imagens-anatomia-veterinaria/>.Acessado 04 de março de 2016.

5 comentários: