sexta-feira, 4 de março de 2016

SISTEMA CIRCULATÓRIO - CARDIOVASCULAR - PARTE 1



O sistema circulatório é um sistema fechado, constituído por tubos (artérias e veias) e uma "bomba", o coração. Tem como função levar nutrientes e oxigênio às células e retirar produtos do metabolismo celular, e se subdivide em Sistema Cardiovascular, constituído pelo coração e vasos (artérias e veias), e Sistema Linfático, constituído pelo baço, linfonodos, vasos e capilares linfáticos.  


      SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular dos animas domésticos é semelhante ao dos humanos sendo composto pelo coração, constituído de quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos, e um sistema composto por vasos sanguíneos e artérias que levam o sangue pelo corpo.
O coração é um órgão muscular oco, em um formato de triângulo.  Ele se localiza no plano mediano do corpo, no mediastino. É dividido em base e ápice. O ápice corresponde a parte pontuda e a base a parte mais larga do coração.




O sangue segue diferentes caminhos pelo corpo do animal para que possa irriga-lo todo. A classificação segundo esses caminhos são circulação pulmonar, circulação sistêmica e circulação do coração. A circulação pulmonar irriga os pulmões. O sangue pobre em oxigênio sai do ventrículo direito, segue para os pulmões pela artéria pulmonar e volta para o coração por meio da veia pulmonar rico em oxigênio no átrio direito. Na circulação sistêmica o sangue sai pela artéria aorta rico em oxigênio (ou sangue arterial) irriga o resto do corpo e voltar para o coração por meio das veias cavas superior e inferior pobre em oxigênio (ou sangue venoso). A circulação do coração irriga o próprio coração a cargo das artérias coronárias.







Cada átrio, revestido por parede fina, recebe sangue. E cada ventrículo, revestido por parede grossa, bombeia o sangue para alguma parte do corpo. Como dito mais a acima, o átrio direito recebe sangue do corpo por meio das veias cava superior e inferior, passa o sangue para o ventrículo direito e este bombeia para as artérias pulmonares direita e esquerda. O átrio esquerdo recebe sangue dos pulmões pela veia pulmonar, transmite para o ventrículo esquerdo e este bombeia para todo o corpo pela artéria aorta. Os átrios possuem apêndices chamados de aurículas. As aurículas ficam na parte mais dorsal do átrio e laterais ao tronco pulmonar.



COMPONENTES DO CORAÇÃO

O coração é constituído de várias camadas de revestimento, elas são divididas em pleura pericárdica, pericárdio fibroso, pericárdio seroso, miocárdio e endocárdio. 


O pericárdio fibroso é externo, forte, sem elasticidade, e condensa-se em ligamentos. É responsável pela mobilidade do coração. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele. Quando o ápice do coração é ligado por meio desses ligamentos ao esterno, nomea-se esterno pericárdio ( equinos e ruminantes) e quando ligado ao diafragma é chamado de ligamento frênico pericárdio( carnívoros e suínos);
O pericárdio seroso é mais interno, elástico e composto pelo pericárdio parietal e visceral (ou epicárdico). 

O epicárdico ou pericárdio visceral está bem aderido ao coração, constituído de vasos coronários e gordura subepicárdica.
O miocárdio é uma parede intermediária de músculo estriado cardíaco involuntário.


O endocárdio é uma camada mais fina de células endoteliais. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.


Na superfície externa do coração existem os sulcos coronários direito e esquerdo e os sulcos interventriculares direito (sub-sinuoso) e esquerdo(paraconal). O sulco coronário divide o coração em átrios e ventrículos enquanto que o sulco interventricular divide os ventrículos. Na superfície interna o septo interartrial e o septo interventricular separa os ventrículos.





OUTRAS ESTRUTURAS DO CORAÇÃO

O coração internamente ainda possui quatro válvulas, cordões tendinosos, músculos papilares, músculos pectíneos e trabéculas septo marginais.

Válvulas do coração

As válvulas são divididas em atrioventriculares e semilunares. Se interpõem entre átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar. Elas permitem o fluxo de sangue em um único sentido não permitindo que este retorne fechando-se quando o gradiente pressórico se inverte. O que regula a abertura e fechamento das valvas são as pressões dentro das câmaras cardíacas. As válvulas atrioventriculares são a mitral ou bicúspide entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, a válvula tricúspide entre o átrio direito e o ventrículo direito.  As válvulas nas saídas das artérias são chamadas de semilunares sendo a válvula pulmonar, se for do ventrículo direito para a artéria pulmonar, e válvula aórtica se for do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.








Cordões tendinosos

Impedem o refluxo pela válvula e ligam as partes bicúspides aos músculos papilares

Músculos papilares

Projeções da musculatura ventricular





Músculos pectíneos



Presença nos átrios



Trabéculas septo marginais

Está presente nos ventrículos e liga o septo à margem e tem como função evitar a distensão exagerada.


MOVIMENTOS DO CORAÇÃO

Para o coração bombear o sangue para o corpo é necessário os movimentos de sístole e diástole.









LINKS DE VÍDEOS SOBRE SISTEMA VASCULAR



https://www.youtube.com/watch?v=gxVRrlmSv2M



https://www.youtube.com/watch?v=7K02pJIadnA









Em breve sistema cardiovascular parte 2.


Até a próxima postagem. 



REFERÊNCIAS

DESCONHECIDO. Coração. Disponível em <http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/coracao.htm> Data de acesso: 02 de março de 2016.

LOPES, Deyvid. Coração. Disponível em <
http://equipeveterinariafv2010.blogspot.com.br/2010/05/coracao-fotos-de-coracao-bovino.html> Data de acesso: 02 de março de 2016.
Slides da professora Adriana.

2 comentários:

  1. Parabéns aos responsáveis pelo post, pois ele expõe esta parte do sistema cardiovascular de uma forma sucinta, o que colabora para a compreensão e absorção do conteúdo.
    No entanto, alterações em algumas frases são necessárias para torná-las ainda mais claras.
    Como por exemplo no 3° paragrafo, 1ª linha "Cada átrio recebe sangue, sendo revestido por parede fina" quem é revestido por parede fina?
    Eu sei que é o átrio, mas quem não conhece o sistema pode pensar que o sangue é revestido por esta parede.
    Uma alternativa seria a alteração na ordem da frase, como foi feito na frase seguinte "E cada ventrículo, revestido por parede grossa, bombeia o sangue para alguma parte do corpo".
    E, assim, será que vocês se referiram às válvulas mesmo?
    "As válvulas cardíacas são estruturas que formam as valvas cardíacas" (http://www.infoescola.com/sistema-circulatorio/valvulas-cardiacas/).
    Ao meu saber mitral, tricúspide, aórtica e pulmonar são valvas, mas também não tenho o conhecimento se tal nome (válvula) pode ser usada para se referir às valvas.
    Enfim, em geral o conteúdo está fantástico, cabendo somente algumas pequenas modificações. Parabéns à equipe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Tiago! A participação dos leitores é muito importante para o andamento do blog. Os devidos erros de português serão corrigidos. E quanto a terminologia válvula e valva para as quatro estruturas cardíacas não há um consenso no Brasil segundo artigo "Valva ou válvula? "encontrado no seguinte endereço http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2002001400013 . Esse artigo declara que a Sociedade Brasileira dos cardiologistas não possui uma definição desses termos sendo utilizados como preferência o termo valva. Mas as faculdades integradas anglo-americana (FIAA) possuem uma definição: " A FIAA publica a Nomina Anatomica (nomenclatura anatômica), onde todas as estruturas macroscópicas do corpo humano são denominadas em latim e inglês 4, sendo posteriormente traduzida para os diversos idiomas, de acordo com cada associação nacional. A própria Nomina não resistiu ao ímpeto reformista e passou a ser chamada de terminologia anatômica. Ficou estabelecido que o termo latino valva deve ser restrito às quatro estruturas cardíacas, enquanto que válvula denomina as demais estruturas vasculares e viscerais e também os componentes da valva. Assim, de acordo com a convenção dos anatomistas, em latim, a valva possui válvulas.

    ResponderExcluir